Esta sessão de TNC2010* levanta uma questão crítica que se coloca para as instituições de pesquisa e de ensino universitário, assim como para as redes nacionais de ensino e pesquisa: que tipo de serviços faz sentido se manter "na casa", e que serviços, máquinas, armazenamento, são mais eficientemente contratados fora?
Parte do problema é administrativo: a burocracia, no mundo todo, impede o uso eficiente de recursos; parte é cultural: estamos perdendo controle de nossa área ou, pior ainda, vamos ficar sem trabalho.
Uma reflexão mais apurada mostra que a capacidade dos especialistas continuará sendo necessária, independente de onde estiverem as máquinas e as redes.
Não há uma conclusão definitiva, mas o debate foi bem interessante.
(em twitter.com ver #tnc2010)
*TNC2010 (tnc2010.terena.org) é a conferência de TERENA, que este ano está sendo realizada em Vilnius, capital da Lituânia, um dos três países bálticos. TERENA (Trans-European Research and Education Networking Association, terena.net) é a associação europeia de redes acadêmicas e de pesquisa (NREN, ou National Research and Education Network).
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)